dreamstime

Receitas caseiras

por Fernanda Peruzzo
Nada como uns truquezinhos aprendidos com vovós prendadas para salvar a vida das moçoilas modernas. Porque tirar aquela crostinha queimada que ficou grudada na sua panela após o fantástico jantar que você preparou para seus amigos pode ser uma tarefa ingrata. O que dizer então dos seus estofados em couro que insistem em ficar sujos?

Eis algumas dicas bem legais que podem por fim a esses complicados problemas do dia-a-dia com uma facilidade incrível.

1 – Como limpar utensílios de cozinha feitos em madeira?

Se o rolo de macarrão ficou cheio de massa seca grudada, salpique sal grosso sobre ela, esfregue com cuidado e depois enxágüe e deixe secar naturalmente.
A tábua de corte pode ficar livre dos restos e odores de comida se você esfregar sobre ela o suco de um limão. Depois de alguns minutos, basta enxaguar e deixar secar naturalmente.
 
2 – Como limpar as janelas?

A melhor maneira de limpar vidros, acreditem, é com um pedaço de jornal! Espirre um pouco de álcool sobre os vidros das janelas e em seguida esfregue com cuidado uma folha de jornal (de preferência, já lido). A mesma dica vale para a limpeza dos espelhos também ficam incríveis.
Se quiser fazer alguns testes mais ousados, você pode misturar 50 ml de água a 50 ml de álcool ou adicionar um copo de vinagre branco a um copo de água fervente. Nesse caso, espere esfriar um pouquinho antes de dar inicio à limpeza.

3 – Metais brilhantes como novos?

O vinagre é um santo remédio na lavanderia! A mistura de 50% de vinagre tinto a 50% de água forma o melhor limpador de metais que você já viu. Basta espirrar um pouco dessa mistura sobre as torneiras, prateleiras e saboneteiras e lustrar com uma flanela seca. Eles ficarão brilhantes como novos.

4 – Como limpar uma panela queimada?

Se enquanto você preparava o jantar, a comida grudou e queimou no fundo da panela é bom buscar um pouco de alvejante. Com ele você vai preparar uma solução diluída, caso a panela seja em alumínio. Coloque a panela no fogo, com essa solução, e deixe ferver por alguns minutos. Caso a panela seja esmaltada, leve ao fogo com alvejante puro e também deixe ferver por alguns instantes.
Às vezes, cobrir a sujeira com um pouco de sabão em pó para lava-louças misturado em um pouco de água fervente já resolve. Só deixe a mistura descansar por alguns minutos.

5 – Como se ver livre da colinha grudenta das etiquetas?

Quantas vezes você comprou uma peça linda numa loja bacanéssima e na hora de retirar a etiqueta do preço ou do código de barras manchou toda a superfície enquanto tentava se ver livre daquela colinha grudenta da etiqueta?
Existem duas maneiras simples, porém um pouco mau-cheirosas, de por um fim a esse inconveniente. A primeira é passar sobre essa melequinha um pano embebido em fluido para isqueiro, que pode ser encontrado em qualquer tabacaria. A segunda solução é passar óleo de cozinha.
Agora, se a peça for pequena e puder ser molhada, a limpeza é mais fácil. Basta deixar a peça de molho na água antes mesmo de retirar a dita etiqueta. Após uns 30 minutos, o papel sairá junto com a cola.

6 – Como limpar superfícies em couro?
Sofás, poltronas, pufes e cabeceiras em couro de cor clara costumam sujar com uma facilidade e velocidade impressionantes. Para mantê-los limpos, você pode utilizar produtos específicos como xampus para couro, renovadores ou impermeabilizantes. Ou apelar para receitas caseiras. Por exemplo, álcool comum de limpeza, uma mistura de azeite de oliva com vinagre de álcool, cerveja pílsen e clara de ovo batida em neve (para couros mais delicados). Esfregar uma cebola cortada pela metade devolve o brilho ao móvel (ou objeto).

Antes de dar início à faxina, recomenda-se testar a solução de limpeza num cantinho escondido da peça.


Envie por email

13 comentários - Deixe seu comentário também
por monica (não registrado), em 20 de Novembro de 2009 as 8:41 PM

gostaria de uma dica para limpar meu sofá de tecido,eu agradeço.

por gislaine (não registrado), em 10 de Setembro de 2009 as 1:05 PM

para tirar cheiro de alho da mão basta lavar a mão com agua corrente esfregando uma colher.

por Roberto (não registrado), em 15 de Agosto de 2009 as 2:24 PM

pior que vômito, a mistura para limpar o sofa de couro

por neide alvarenga (não registrado), em 12 de Agosto de 2009 as 5:36 PM

gostaria de saber de uma dica para tirar o cheiro de arroz queimada de dentro de minha casa. Abraço. Neide - neidealves@yahoo.com.br

por carla (não registrado), em 04 de Julho de 2009 as 1:36 PM

meu sofa e bege bem claro como faço para limpa-lo.

por janete (não registrado), em 26 de Junho de 2009 as 10:56 AM

gostei muito das dicas, são práticas e eficientes ajudam mesmo a solucionar os problemas mais comuns de nossas vidas... vocês estâo de parabéns !!!!!!!!!

por alexandre braga (não registrado), em 15 de Junho de 2009 as 10:15 AM

Bom dia, me ajude,eu peguei emprestado com minha vizinha uma panela nova tramontina de acho que e de acho ñ sei,sei que minha linda sobrinha fez um tal de pure de aipim e ela deixou que queimasse,como fazer pra tirar esse fundo queimado? jpa coloquei pra ferver e nada tem algum poduto...grato alexandre.timmaxitel@ gmail.com

por antonia aparecida (não registrado), em 06 de Junho de 2009 as 3:08 PM

eu adorei as dicas, mas gostaria de disca para limpar sofa de tecidos e como acabar com copim obrigada bjs

por leticia (não registrado), em 26 de Maio de 2009 as 7:16 PM

fiz e deu certo muito obrigada mesmo..

por Andreana (não registrado), em 10 de Maio de 2009 as 9:08 PM

Nossa... após tantas dicas maravilhosas, vou esperimentar cada uma delas!!! Valeu pelas dicas!!! Bjo!!

por rita (não registrado), em 05 de Maio de 2009 as 9:34 PM

Adorei as dicas principalmente a da panela queimada

por daniele (não registrado), em 01 de Maio de 2009 as 4:20 PM

adorei as dicas,porem eu gostaria de uma dica para tirar cheiro de queimado do arroz.

por KEYLA (não registrado), em 19 de Janeiro de 2009 as 11:00 PM

ADOREI AS DICAS E COM CERTEZA VOU FAZER USO DE TODOS OA TRUQUES.MUUUUITO OBRIGADA.

Cadastre-se ou faça login para comentar.